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Agronegócio

Avanço da Ferrogrão e duplicação da BR-163 devem reduzir custos logísticos e impulsionar o agro em Mato Grosso

Obras aceleram corredores de escoamento e prometem encurtar o trajeto até os portos, aumentando a competitividade dos produtores mato-grossenses

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Avanço da Ferrogrão e duplicação da BR-163 devem reduzir custos logísticos e impulsionar o agro em Mato Grosso
Imagem: BNDES

O setor produtivo mato-grossense acompanha com atenção o ritmo das obras que vão redefinir o transporte de grãos nos próximos anos. A Ferrogrão e a continuidade da duplicação da BR-163, dois dos principais eixos logísticos do estado, avançam e podem representar economia histórica no custo de frete para os produtores de soja, milho e algodão.

A expectativa é que, com novos trechos pavimentados e a ampliação da capacidade de escoamento, as cargas deixem de depender exclusivamente dos portos do Sudeste e passem a fluir de maneira mais rápida em direção aos terminais do Arco Norte, especialmente Miritituba, no Pará.

Nos bastidores, técnicos do setor apontam que a combinação entre ferrovia e rodovia tende a reduzir gargalos enfrentados todos os anos, principalmente no período chuvoso, quando a BR-163 registra lentidão e filas de caminhões. A diminuição desses entraves pode elevar a eficiência logística e permitir que as exportações de Mato Grosso ganhem ainda mais competitividade no mercado internacional.


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