Conecte-se conosco

Agronegócio

Mato Grosso mantém ritmo forte no plantio da soja, mas irregularidade das chuvas desafia produtores

Fundação MT alerta que atraso no regime de chuvas pode comprometer o calendário da segunda safra e afetar a produtividade

Publicado às

em

Mato Grosso mantém ritmo forte no plantio da soja, mas irregularidade das chuvas desafia produtores
Imagem: Agência Gov

O plantio da soja em Mato Grosso avança em ritmo acelerado nesta safra 2025/26. De acordo com levantamento da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), mais de 60% dos mais de 13 milhões de hectares previstos já foram semeados até o fechamento da última semana.

Pesquisadores da instituição percorreram propriedades rurais em diferentes regiões do estado e constataram máquinas em pleno funcionamento e lavouras em estágios vegetativos distintos. Apesar do avanço expressivo, o cenário é acompanhado de incertezas: o baixo volume de chuvas registrado em diversas regiões preocupa os produtores e pode impactar o calendário agrícola das culturas subsequentes.

Clima e desafios na janela de plantio

A pesquisadora de Fitotecnia da Fundação MT, Daniela Dalla Costa, explica que o ritmo atual de semeadura supera a média dos últimos cinco anos, mas a irregularidade das chuvas ainda é um obstáculo.
“Já estamos preparados para essas variações, porém, a normalização do regime de chuvas geralmente ocorre até os primeiros dez dias de outubro. Esse atraso traz preocupação com o calendário e pode comprometer a janela ideal para o plantio da segunda safra”, alerta.


Publicidade

Leia Também