Conecte-se conosco

Agronegócio

Melhoramento Genético impulsiona produção de leite em propriedades da agricultura familiar em MT

Novilhas do programa idealizado pela Seaf chegam a produzir até 25,4 litros de leite por dia, mais de cinco vezes a média estadual

Publicado às

em

Melhoramento Genético impulsiona produção de leite em propriedades da agricultura familiar em MT
Imagem: Assessoria

Enquanto a média normal de produção de leite de uma vaca em Mato Grosso é de 4,6 litros ao dia, as novilhas do Programa de Melhoramento Genético do Rebanho Leiteiro registram 25,4 litros diariamente. O aumento da produtividade é fruto do trabalho de transferência de embriões para a cadeia leiteira do Estado, uma iniciativa implementada em 2020 pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) em Mato Grosso.

A melhoria genética tem impacto direto na produtividade e, em consequência, na renda dos produtores da agriculta familiar de pequena escala. Um caso de sucesso é o do casal Sidnei José dos Santos e Luzia Jociane Novask dos Santos, da fazenda Santa Helena, no assentamento Jonas Pinheiro, no município de Vera. A família foi selecionada para o programa da Seaf em parceria com a Associação dos Pequenos Agricultores Familiares do Acampamento Alto Celeste (Apafaac), e apoio técnico da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).


Publicidade

Publicidade

Leia Também