Conecte-se conosco

Agronegócio

Novo biofungicida combate fungos de solo com até 80% de eficácia e promete revolucionar o manejo

Composto por cepas inéditas de bactérias encontradas no Cerrado, produto desenvolvido pela Embrapa e Simbiose oferece alternativa eficaz e sustentável aos fungicidas químicos.

Publicado às

em

Novo biofungicida combate fungos de solo com até 80% de eficácia e promete revolucionar o manejo
Imagem: Renata Silva

Uma descoberta no Cerrado brasileiro pode mudar a forma como produtores enfrentam doenças causadas por fungos no solo. Fruto de uma parceria entre a Embrapa Milho e Sorgo (MG) e a empresa Simbiose, o biofungicida Eficaz Control é o primeiro no Brasil a empregar a bactéria Paenibacillus ottowii no controle biológico de fitopatógenos. Testes indicam que o produto atinge até 80% de eficácia no combate a fungos responsáveis pela podridão de raízes e colmos em culturas como milho e soja.

O Eficaz Control também conta com a bactéria Bacillus velezensis, fortalecendo sua atuação antifúngica. Ambas as cepas foram selecionadas a partir de um extenso trabalho iniciado em 2016, envolvendo o isolamento e avaliação de 190 microrganismos extraídos de estigmas de milho e sementes de sorgo. Além da supressão de fungos como Fusarium spp., Macrophomina phaseolina e Colletotrichum graminicola, os testes comprovaram aumento na produtividade das lavouras.

Segundo a pesquisadora Christiane Abreu de Oliveira Paiva, da Embrapa, as cepas selecionadas têm origem no município de Sete Lagoas (MG), e demonstraram resultados promissores desde os primeiros testes. A Simbiose, responsável pela formulação final do produto, investiu em ensaios de campo por todo o Brasil a partir de 2020, comparando o bioinsumo a fungicidas químicos convencionais.


Publicidade

Publicidade

Leia Também