Conecte-se conosco

Política

ALMT debate dados alarmantes sobre saúde mental e aumento de suicídios em Cuiabá

A Comissão de Saúde recebeu a médica psiquiatra do HMC, Olicélia Poncioni, que apresentou dados sobre o aumento de 30% nos casos de suicídio nos primeiros 4 meses de 2025

ALMT debate dados alarmantes sobre saúde mental e aumento de suicídios em Cuiabá
Imagem: Angelo Varela / ALMT

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta terça-feira (24), reunião ordinária para discutir os desafios da saúde mental no estado e os números alarmantes de suicídios em Cuiabá e no Brasil. A médica psiquiatra do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Olicélia Poncioni, foi convidada para palestrar sobre o tema e apresentou dados que acendem um alerta sobre a urgência de políticas públicas na área.

Segundo ela, nos primeiros quatro meses deste ano, houve um aumento de 30% nos casos de suicídio em Cuiabá, em comparação com o mesmo período do ano passado. “Se no ano passado os dados já eram alarmantes, este ano esse crescimento é assustador. Se continuar nesse ritmo, esse número vai dobrar em pouco tempo. É uma emergência de saúde pública”, alertou a psiquiatra.

A especialista destacou que entre 20% e 30% das consultas em serviços de emergência estão diretamente relacionadas à saúde mental, com aumento expressivo nos casos de depressão, ansiedade e transtornos psicóticos. Ela também lembrou que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 450 milhões de pessoas no mundo são acometidas por transtornos mentais, que representam 12,3% das causas de invalidez no planeta.


Publicidade

Publicidade

Leia Também