O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) lançou nesta terça-feira (18) o MBA em Gestão de Cidades Inteligentes, durante o Encontro Mato-grossense de Municípios, realizado no Cenarium Rural, em Cuiabá. A pós-graduação é voltada a prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e técnicos municipais.
"Nosso foco é a construção de soluções coletivas. Para muito além da fiscalização e análise das contas, o Tribunal está determinado em orientar e contribuir efetivamente com a gestão dos municípios. Precisamos pensar no amanhã de 3 milhões de cidadãos", destacou o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo.
Com carga horária de 360 horas, o curso será realizado em formato híbrido, possibilitando a participação de gestores de todas as regiões do estado. O MBA abordará temas essenciais para a administração pública, incluindo prestação de contas ao TCE-MT, licitações e contratos, compras públicas, processo legislativo, aplicação de novas tecnologias na gestão municipal e captação de recursos.
De acordo com o coordenador do MBA e procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar, a iniciativa permitirá que os participantes modernizem a administração pública, otimizem recursos e melhorem a qualidade de vida da população. O curso será concluído em dezembro, quando os participantes receberão o diploma de pós-graduação em nível de MBA.
A qualificação será realizada pela Escola Superior de Contas, sob supervisão do conselheiro Waldir Teis, em parceria com a Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP). Estão disponíveis mil vagas, com início das aulas previsto para 11 de abril. As inscrições podem ser feitas até 31 de março.
Segundo publicação do Diário Oficial de Contas, os interessados devem ter graduação completa e atuar nos diversos setores do TCE-MT, prefeituras ou Governo do Estado, especialmente nas funções voltadas ao controle externo, gestão pública, procuradoria e administração pública em geral.
O lançamento ocorreu durante o Encontro Mato-grossense dos Municípios, evento que reúne mais de 1.500 gestores e oferece mais de 30 palestras simultâneas em três salas diferentes. O encontro, promovido pelo TCE-MT e Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), também conta com reuniões com as bancadas federal e estadual, estandes de produtos e serviços, além de atendimento especializado aos gestores municipais por técnicos de diversas instituições.