Conecte-se conosco
Publicidade Publicidade

Presidente eleito da ALMT garante que composição da Mesa não deve mudar mesmo após ação no STF

Publicado às

em

Presidente eleito da ALMT garante que composição da Mesa não deve mudar mesmo após ação no STF
Imagem: JLSIQUEIRA/ALMT

O deputado Max Russi (PSB), eleito presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para o biênio 2025-26, afirmou que mesmo que o Supremo Tribunal Federal (STF) determine uma nova eleição para a Mesa Diretora, o resultado deverá se manter o mesmo da votação realizada em agosto passado.

 

Na declaração à imprensa, Russi, atual primeiro-secretário da Casa, esclareceu que o que existe no momento é apenas uma ação do Ministério Público Federal solicitando esclarecimentos à ALMT. "Não houve decisão nenhuma. O ministro, de forma sábia, intimou a Assembleia e a AGU para prestar esclarecimentos", explicou.

 

O parlamentar defendeu a legitimidade do processo eleitoral antecipado, destacando que outras assembleias legislativas passam por situações semelhantes. “Nós antecipamos apenas um mês a eleição da Mesa e o interesse da maioria dos deputados permanece o mesmo”, ressaltou.

 

Russi argumentou que não houve casuísmo eleitoral, diferenciando a situação de Mato Grosso de outros estados. "Diferente de outros estados, o Mato Grosso não elegeu um mesmo presidente para dois mandatos consecutivos. Antecipamos a eleição por 30 dias devido às eleições legislativas, já que quatro deputados eram candidatos. Não houve interferência externa", defendeu.

 

O futuro presidente da ALMT mostrou-se confiante quanto à manutenção do resultado: "A tendência é de que tudo permaneça como definido na votação de agosto. Não houve mudanças significativas nesses 60 dias que justificassem uma alteração na composição", concluíu.


Publicidade

Publicidade Publicidade

Leia Também