Conecte-se conosco

Política

Banco Master é alvo de investigação em MT por esquema milionário de consignados

Auditorias apontam juros abusivos, venda casada e descontos milionários; Defensoria abre atendimento especial às vítimas

Publicado às

em

Banco Master é alvo de investigação em MT por esquema milionário de consignados
Imagem: Reprodução

Alvo de ações da Polícia Federal e recentemente liquidado pelo Banco Central, o Banco Master agora também é investigado em Mato Grosso por suspeita de irregularidades na concessão de crédito consignado a servidores públicos. Dados oficiais apontam que, somente em 2025, os descontos vinculados às operações do banco ultrapassaram R$ 37 milhões, agravando o quadro de superendividamento que atinge a maioria do funcionalismo estadual.

Relatórios técnicos elaborados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) identificaram uma série de violações, como venda casada, aplicação de juros acima dos padrões permitidos, uso indevido de cartão de crédito travestido de consignado e até lançamentos sem anuência expressa dos trabalhadores. A investigação também envolve a Cartos Serviço de Crédito Direto, fintech apontada pela PF como responsável por estruturar e repassar operações ao Master.

Como resposta ao avanço das denúncias, a Defensoria Pública do Estado abriu um serviço exclusivo para atender servidores ou consumidores afetados pelas operações do banco. O atendimento é destinado a pessoas com renda mensal de até três salários mínimos, ou famílias com renda de até cinco salários, e envolve análise individual para verificar a situação de vulnerabilidade financeira.


Publicidade

Publicidade

Leia Também