Conecte-se conosco

Política

De autoria do deputado Max, Mato Grosso é referência nacional com a lei da linguagem simples

O objetivo é permitir que as informações da administração pública sejam claras e diretas

Publicado às

em

De autoria do deputado Max, Mato Grosso é referência nacional com a lei da linguagem simples
Imagem: Rodrigo Prates

Na última semana (21), foi aprovado em Brasília, pela Câmara dos Deputados, o PL n° 6256 que trata sobre o uso de linguagem simples na administração pública. Em Mato Grosso, a iniciativa já está em vigor desde 2023, com a Lei nº 12.336 que trata sobre a Política Estadual de Linguagem Simples e de Direito Visual, de autoria do deputado Max Russi (PSB), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

A proposta do presidente da ALMT coloca o estado à frente de políticas públicas que facilitem a comunicação com a população. “Quando propus essa legislação aqui em Mato Grosso, foi uma resposta à necessidade de democratizar a informação e garantir que todos os cidadãos possam entender seus direitos e deveres de forma clara, evitando jargões técnicos e discriminatórios.”, afirmou Russi.

O grande diferencial da lei estadual também está no incentivo à utilização de recursos visuais, como gráficos e imagens, para facilitar a compreensão das informações. “A comunicação visual é uma poderosa ferramenta que pode ajudar a transmitir mensagens complexas de maneira mais eficaz”, acrescentou.


Publicidade

Publicidade

Leia Também