Rondonópolis pode estar presenciando o surgimento de um novo “Stedile”, uma referência ao líder e ativista da Reforma Agrária e outras causas populares.
Tratar-se de Wendel Girotto (PT) pré-candidato a vereador, para isso basta dar uma olhada em suas publicações e perceber com leitura mais ampla as suas bandeiras.
Recentemente articulou um longo processo de negociação com o governo federal, para adquirir algumas áreas e contemplar Rondonópolis e região dentro do Programa da Reforma Agrária.
O INCRA adquiriu uma área no município de Pedra Preta, para assentarmos algumas famílias e está em fase de conclusão o processo para adquirir mais quatro assentamentos na região de Rondonópolis.
Serão no total 12 mil hectares, as áreas que farão parte do programa serão adquiridas de várias formas; por aquisição (compra), outras por desapropriação, algumas da prateleira de terra, que é terra devoluta ou terra da União. No total serão atendidas cerca de 400 famílias da região, já nos próximos meses. Enfatiza Girotto.
Atualmente no município de Rondonópolis existem mil famílias acampadas, por esse motivo, as negociações devem continuar junto ao Incra e governo federal para contemplar as demais famílias.
Segundo consta na região de Rondonópolis os movimentos calculam cerca de cinco mil famílias de pequenos trabalhadores rurais sem terra. E o líder do movimento é enfático: vamos continuar na luta pelas famílias que estão ainda sem ter o acesso à terra”, disse Girotto.
As falas de Girotto, servem de alerta aos produtores do agro de Rondonópolis e região, muitas ocupações promovidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) já ocorreram e afastaram o presidente Lula do agronegócio. Os Ruralistas condenam as invasões e cobram do governo uma ação mais enérgica para conter atos ilegais.
A propósito o presidente Lula levou o principal líder do MST, João Pedro Stédile, para um encontro com o presidente da China, Xi Jinping, em abril de 2023.
Enfim, o segundo maior PIB do estado de Mato Grosso, Rondonópolis é conhecida nacionalmente pelo seu excelente desempenho agropecuário, que lhe garante a liderança do ranking de exportações do Estado e o reconhecimento como a capital do agronegócio e do bitrem.
Diante disso, muito cuidado com o emergente: “Stedile do Rio Vermelho”, Wendel Girotto.