Conecte-se conosco

2020 – A década da retomada econômica em Jaciara

Publicado às

em

Quem é empresário antigo em Jaciara, especialmente do comércio, sabe o quanto a paralisação gradativa da atividade usineira até o fim do ciclo sucroalcooleiro entre os anos 2010 e 2020, impactou e ainda impacta na economia municipal.

Após a pandemia, Jaciara iniciou uma experiência de recuperação econômica. Embora a situação ainda não tenha alcançado os níveis de 2012, quando o município atingiu seu recorde de 8.817 empregos formais, a situação já melhorou significativamente em relação a 2020, quando havia apenas 5.921 empregos formais, marcando o pior desempenho no período de 2007 a 2025.

Na semana passada (30-06) o CAGED atualizou sua publicação mensal (correspondente ao mês de maio), onde divulgou um estoque de 7.966 empregos formais em Jaciara. Entre os meses de janeiro a maio de 2025, dentre os 142 municípios do estado de Mato Grosso, Jaciara obteve o nono melhor resultado, representando um saldo positivo de 853 novas vagas.

O último quinquênio foi marcado não apenas pela retomada do aumento de postos de trabalho por carteira assinada, mas também pelo crescimento do empreendedorismo. Em 2020 Jaciara contava com 710 MEI (micro empreendedor individual). Atualmente este número chega a 1.991, segundo dados da Receita Federal, o que corresponde a um crescimento de 180% no período.

É claro que o que queremos para a Jaciara que tanto amamos, são ainda mais oportunidades, maior circulação e melhores resultados nos negócios, sobretudo os bons números acenam para um futuro próspero e um cenário, sem dúvidas, melhor que o da última década.

Paulo Franco – Macro Planejamento Econômico

Economista / Mestrando em Ciências Políticas e Relações Internacionais


Publicidade

Publicidade

Leia Também